Fungo perigoso se espalha pelo mundo
Resistente a medicamentos e fatal para quem está com a imunidade baixa, o fungo Candida auris está se espalhando pelo mundo. Descoberto em 2009, o fungo é resistente a praticamente todos os antifúngicos conhecidos. “Uma aparição assim simultânea não tem precedentes. E o que mais nos preocupa é que todas as variantes mostraram uma forte resistência aos remédios”, disse a professora Johanna Rhodes, do Imperial College de Londres. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva por longos períodos e com uso prévio de antibióticos ou antifúngicos também são considerados grupo de risco.
Segundo o médico André Mário Doi, patologista do setor de microbiologia do Hospital Albert Einstein, o índice de mortalidade pode chegar a 59% para infecções com C. auris. E o infectologista Alberto Colombo acredita que esse surgimento inédito de um fungo resistente aos medicamentos deve-se ao uso exagerado dos próprios medicamentos e de agrotóxicos.
Outro grande problema relacionado ao C. auris é que ele consegue sobreviver fora do corpo humano por muito tempo, infectando, assim, ambientes e sendo difícil eliminá-lo.
Fonte: Diário da Saúde
Deixe um comentário