OMS contra gordura trans
A Organização Mundial da Saúde anunciou a criação de um projeto chamado REPLACE, que significa “substituir” em inglês. A ideia é acabar, em nível global, com a gordura trans dos alimentos industrializados.
O objetivo do projeto é ajudar as autoridades de saúde dos países a traçar estratégias capazes de tornar o programa efetivo e eficaz. De acordo com Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da organização, serão necessárias seis ações a fim de que se elimine dos alimentos a gordura trans, favorecendo, assim, a luta global contra as doenças cardiovasculares:
- Revisar fontes alimentares com gordura trans produzidos industrialmente e o panorama para as mudanças políticas necessárias.
- Promover a substituição de gorduras trans produzidas industrialmente por gorduras e óleos mais saudáveis.
- Legislar ou promulgar ações regulatórias para eliminar gorduras trans produzidas industrialmente.
- Avaliar e monitorar o teor de gorduras trans no suprimento de alimentos e mudanças no consumo de gordura trans entre a população.
- Conscientizar sobre o impacto negativo na saúde das gorduras trans entre formuladores de políticas, produtores, fornecedores e o público.
- Estimular a conformidade de políticas e regulamentos.
É bom lembrar que as gorduras trans são as gorduras vegetais hidrogenadas presentes em margarinas, salgadinhos, alimentos assados e frituras, que deixam alguns alimentos industrializados crocantes.
Deixe um comentário