Cogumelo pode prevenir Alzheimer?
O cogumelo tem se tornado uma das principais opções para vegetarianos que estão em busca de proteína, mas seus benefícios ainda vão além. Ele é usado no tratamento de doenças terminais, pode agir contra o diabetes, é rico em ácido fólico e diminui o colesterol. Uma pesquisa conduzida por cientistas da National University of Singapore foi proposta para comprovar mais um benefício do uso de cogumelo na alimentação: diminuir o risco de Alzheimer.
O estudo começou em 2011 com o recrutamento de 633 voluntários com 60 anos ou mais, que durante seis anos tiveram sua saúde avaliada. Foram incluídos em sua dieta os cogumelos mais comuns na Singapura: cogumelos dourados, cogumelos-ostra, shitake, cogumelos brancos, cogumelos secos e cogumelos em conserva, e a média de cada porção eram três quartos de um copo (aproximadamente 150 gramas). Os voluntários também foram submetidos a uma bateria de exames neuropsicológicos para o controle de suas capacidades cognitivas.
A pesquisa revelou que comer no mínimo duas porções de cogumelo cozido por semana diminui pela metade a chance de desenvolver Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), o declínio de uma ou várias funções cognitivas que frequentemente termina em Alzheimer. Uma ótima notícia para os amantes de cogumelo e um grande incentivo para quem ainda não experimentou esse fungo tão benéfico.
Texto: Julie Grüdtner
Deixe um comentário